No mês de maio é celebrado o Dia Mundial do Brincar, que é comemorado no Brasil e em mais de 40 países. A data foi criada para reforçar que brincar é um direito de todas as crianças. Em Petrolina, a brincadeira é levada a sério na Educação Infantil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que esse ato se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento dos alunos. De forma lúdica, a criança aprende de maneira prazerosa através da socialização com outros estudantes, com os adultos e na participação de diversas experiências divertidas.
Os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades do programa Nova Semente estão aproveitando uma programação repleta de ações recreativas para desenvolver suas habilidades e se socializar com outras crianças. Estão sendo realizadas atividades como contação de histórias, músicas, brincadeiras, dança, show de mágicas, artes plásticas, circuitos sensoriais, entre várias outras.
A secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que a Semana Mundial do Brincar é de grande importância por sensibilizar a sociedade sobre o direito da criança a ter infância e da necessidade disso ser respeitado. "O ato de brincar tem um papel essencial no desenvolvimento das necessidades emocionais da criança e auxilia nas relações dos pequenos com a realidade, com os outros e com eles mesmos. É fundamental proporcionar esse espaço para as crianças dentro do ambiente escolar, pois desenvolve autonomia, habilidades físicas, sociais, cognitivas e socioemocionais. É através da interação com os brinquedos e com o outro, que se socializa e constroem conhecimentos", finalizou Poliana.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.