Na última sexta-feira (26), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou o evento de lançamento do Programa e Projeto Educacional "Território da Leitura" e "Compasso Socioemocional", que visam, respectivamente, a promoção do incentivo e descoberta da leitura e o desenvolvimento das competências socioemocionais para a melhoria do desempenho na aprendizagem.
Participaram do lançamento a Secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering, os vereadores Judivan Ramalho e Cachoeira do Bolo, as diretoras e pedagogas do Programa "Compasso", Marcela Almeida e Simone Fonseca, e do Projeto Território da Leitura, Sulamita Pereira, além de cerca de 170 professores e gestores das escolas municipais e estudantes.
Através de um investimento no valor de R$ 2.166.282, o município adquiriu os materiais das políticas públicas educacionais que atenderão aos alunos da rede municipal de ensino da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais e anos finais.
"É nossa missão darmos conta do aprendizado das crianças e jovens de Sobradinho. Precisamos fazer a nossa parte, e é com isso em mente que investimos mais de 2 milhões de recursos do FUNDEB na aquisição dos materiais do Projeto "Território da Leitura" e do Programa "Compasso Socioemocional". Nosso foco é a aprendizagem do estudante, mas sabemos que para seguirmos em frente precisamos incluir a todos e cada um, e que não haverá inclusão sem letramento, por isso, através deles, firmamos esse pacto pela aprendizagem e formação para o desenvolvedor de leitores críticos e felizes", afirmou Ducilene Kestering.
Pelo Projeto "Território da Leitura" serão beneficiados cerca de 2.501 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Já através do programa "Compasso Socioemocional" a quantidade de alunos atendida é de aproximadamente 3.871, visto que o programa também atenderá aos estudantes do 6° ao 9° ano.
"Sonhamos com uma educação pública municipal de qualidade social, equidade e inclusão e que não prenda apenas os estudantes na escola, mas que desenvolva neles, as competências leitoras e socioemocionais para serem cidadãos felizes e realizados. Com o apoio e incentivo do prefeito Cleivynho Sampaio, investimos na educação por meio de programas que vão auxiliar nossos estudantes e transformarem nossas escolas em ambientes onde a pedagogia do amor seja a missão", disse Ducilene.
Durante o lançamento foi realizada a entrega simbólica dos kits dos materiais para alguns estudantes das escolas municipais que estavam acompanhados de seus pais.
"Território da Leitura"-Tem a missão de oferecer a curadoria de obras literárias e serviços integrados para construir uma comunidade de leitores a partir da escola, aproximando as famílias e ampliando o repertório literário e cultural.
"Compasso Socioemocional"-É um programa de aprendizagem socioemocional, com aulas práticas e interativas, ensinado pelos próprios professores em sala de aula, sendo mais do que um currículo em sala de aula. Há uma abordagem integral do Programa Compasso que ajuda a criar um ambiente escolar mais seguro e respeitoso para toda comunidade escolar.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.