A Prefeitura do Recife anunciou que os grandes homenageados do São João deste ano serão os cantores Jorge de Altinho e Irah Caldeira.
Nomes já conhecidos nacionalmente que participarão da festa e bastante emocionado Jorge de Altinho falou “Sou nascido em Olinda e fui morar em Altinho com apenas cinco anos, mas ser homenageado e ter o seu trabalho reconhecido na cidade que escolhi para morar, cidade que eu amo e que é a minha cara é muita emoção e eu agradeço de coração esse reconhecimento” disse o cantor.
A cantora Irah Caldeira que é mineira e adotou o Recife há 24 anos falou sobre a emoção de receber essa homenagem: "Eu me sinto extremamente honrada e grata em receber essa homenagem. É um processo de gratidão aflorada que fica até difícil de externar, então eu sinto como um reconhecimento e isso me deixa muito agradecida”, declarou a artista.
Jorge de Atinho Nascido na cidade de Olinda, Jorge Assis de Assunção mudou-se ainda criança para o interior pernambucano, onde sua vida encontraria um novo norte. Aliás, um Nordeste inteiro de sonoridades e referências poéticas e musicais. Entre violeiros, aboiadores, sanfoneiros e emboladores, ganhou um rumo e até alcunha nova, sagrando-se Jorge de Altinho nos salões cheios de arrasta-pé da região onde cresceu.
Estudioso de música, nem ligou, deixou o povo falar e ousou introduzir os metais no forró, fazendo, pela primeira vez nos palcos e arraiais nordestinos, sanfona rimar com trombone. Gravou mais de 40 álbuns de sucesso, foi bater até no programa do Chacrinha, onde ganhou vários discos de ouro.
Confirmou-se sinônimo de forró, cantor e compositor dos mais requisitados, lembrados e cantados nos festejos juninos de todo o Nordeste, assinando sucessos como "Petrolina-Juazeiro", "Confidências" e "Andorinha Só não Faz Verão". Festa de São João, para ser boa mesmo, tem que ter Jorge de Altinho no palco. E pra ser ótima, faz questão até de lhe render homenagem.
"Ser homenageado e reconhecido na cidade que eu escolhi para morar, cidade que eu amo e que é a minha cara, é muita emoção. Eu agradeço de coração esse reconhecimento do nosso trabalho e da nossa estrada. Quero parabenizar você, prefeito, além da Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura e todos da prefeitura que colaboraram para a gente fazer um ciclo junino bem nosso, bem tradicional, resgatando a nossa cultura. Isso é uma injeção de ânimo muito grande", declarou o cantor.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.