A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta quarta-feira (24), ao treinamento sobre mudança de decúbito e contenção mecânica no leito. A capacitação é voltada para a equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos), está sendo ofertada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), e conta com a parceria da gerência da urgência e emergência.
"Começamos pela equipe de enfermagem, mas sentimos a necessidade de estender também para os agentes de portaria e maqueiros, pois também estão na linha de frente do cuidado do Pronto Atendimento. Então, nessa sexta fechamos a primeira turma, e na próxima semana esse novo grupo", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Hendi Fernandes.
O treinamento tem como objetivo atualizar os funcionários a respeito dos protocolos do serviço no que diz respeito à técnica correta de mudança de decúbito, evitando assim o surgimento de lesões por pressão; e orientar os profissionais de saúde sobre a técnica correta da contenção mecânica de pacientes, de modo a garantir um atendimento humanizado, que preserve a integridade física e psíquica do paciente, e o seu tratamento.
Além de uma roda de conversa in loco, a gerente do NEP realizou uma simulação realística em leito. "Falamos sobre fatores de risco para lesão por pressão, indicação para realização da mudança de decúbito, técnicas, e proteção do paciente com alterações de comportamento contra lesões e traumas. Está sendo bem bacana e o nosso objetivo final é sempre garantir a saúde e segurança dos nossos usuários, além da qualidade da nossa assistência", finaliza a enfermeira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.