A Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro, no Norte da Bahia, está implementando um projeto voltado para o reaproveitamento de materiais recicláveis.
A ação prevê a identificação e a análise de entidades ligadas ao setor para que recebam da Companhia um kit de reciclagem composto por vários equipamentos para melhorar o trabalho de coleta seletiva e triagem. Além de impulsionar a geração de emprego e renda, o projeto visa diminuir a produção de lixo, aumentar a preservação de recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Nos meses de março e abril, uma equipe da Codevasf em Juazeiro realizou uma série de visitas a diversos municípios da região Norte da Bahia com o objetivo de identificar associações e cooperativas de catadores de recicláveis atuantes nestas localidades. Com esse diagnóstico em mãos, será feita uma análise do potencial de cada entidade para que recebam o kit de reciclagem que inclui prensa enfardadeira hidráulica vertical para 15 toneladas; empilhadeira hidráulica manual; balança eletrônica; carrinho plataforma; embalagem para transporte de materiais sólidos ou pastosos (big bag); triciclo com carreta; botinas com biqueira de metal; luvas de segurança; bonés árabes; calças de proteção; camisetas com proteção solar e embalagens de protetor solar líquido FPS 60 (200 ml).
Cada kit foi avaliado em R$ 130,8 mil. Todo material será adquirido por meio de recurso próprio da Codevasf por meio do programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado (APL). O investimento total é da ordem de R$1,2 milhão.
Segundo Miled Cussa Filho, superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, “com esse projeto estamos seguindo a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, dispositivo que regulamenta e define os princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, como a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis. Isso trará enormes benefícios para toda a sociedade, e principalmente, para nosso meio ambiente”.
Inicialmente, serão beneficiadas dez associações: Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Recicla Jacobina; Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro - Cooperfitz; Associação dos Catadores de Recicláveis e Artesãos de Ourolândia – Recicla Ouro; Alternativa de Reciclagem de Paulo Afonso – ARPA; Cooperativa de Trabalho – Recicla Jaguarari; Cooperativa Itiubiense de Coleta Seletiva e Gestão Sustentável do Meio Ambiente; Recicla Caém; Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia; Cooperativa Recicla Morro e a Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis.
Segundo Edneuma Gonçalves de Souza, que atua na Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Juzeiro, “a Codevasf está desempenhando seu papel como empresa geradora de desenvolvimento regional, buscando melhorar a gestão de resíduos sólidos nos municípios inseridos em sua área de atuação, tendo como base o conceito de responsabilidade compartilhada, ou seja, na divisão das responsabilidades entre a sociedade, o poder público e a iniciativa privada”.
Além de aumentar a coleta dos materiais recicláveis nos municípios e, consequentemente, reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou lixões, minimizando consideravelmente seu impacto no meio ambiente, a reestruturação de galpões de reciclagem pode proporcionar a economia de insumos naturais, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da consciência ambiental da população.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.