Na noite desta segunda-feira (15) a Prefeitura de Sento-Sé deu o pontapé inicial na realização das ações alusivas a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a realização de uma palestra educativa que aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltada para os adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Sento-Sé (NUCA).
A palestra teve como tema: 'Proteção e respeito à infância e adolescência' e foi conduzida pela vice-presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente - CMDCA de Sento-Sé, Meire Lucia Carvalho, que apresentou para os participantes a Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente existente no município, como funciona e como ter acesso a mesma, entre outros tópicos relacionados ao tema.
"Este é um momento muito importante dentro da mobilização para combatermos o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, pois estamos apresentando para um público que é engajado e composto por agentes multiplicadores", explicou Meire Lucia Carvalho, destacando que em 2023 a Campanha Faça Bonito está completando 23 anos de realização, e também "marca os 50 anos da morte trágica de Araceli Crespo, aos oito anos de idade", assinalou a palestrante.
De acordo com a mobilizadora do NUCA de Sento-Sé, Giselda Carvalho, a iniciativa de realizar a palestra para os integrantes do NUCA teve como foco fazer com que os envolvidos conheçam um pouco mais sobre o que é a Campanha Faça Bonito, "o porquê de toda a rede municipal aderir à campanha, ou seja, para terem uma maior compreensão sobre o assunto e poderem ter uma postura diferenciada que contribua e incentive outros", explicou Giselda Carvalho.
A estudante Yasmin Ribeiro que também integra a grupo do Nuca, conta que para ela o momento foi de aprendizado, pois passou a saber como evitar o abuso sexual, os tipos de abuso e os meio para denunciar. "É sempre muito bom e enriquecedor participar das atividades do NUCA, aprendo coisas novas e diferentes. Hoje por exemplo aprendi que temos que estar sempre alerta com todas as pessoas, pois o perigo não está só nas ruas, também pode estar dentro da nossa própria casa", disse a estudante.
Faça Bonito - A campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), visa chamar a atenção da sociedade para o assunto que é preocupante. Em todo o Brasil, estados, municípios, setor empresarial e organizações da sociedade civil aderem à campanha para convocar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
18 de maio - A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do "18 DE MAIO" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.