Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil são ferramentas que permitem avaliar a eficácia dos programas de ensino e aprendizagem oferecidos as crianças em idade pré-escolar.
Para garantir que esses estudantes recebam uma educação que atenda as necessidades de desenvolvimento, a Prefeitura de Petrolina realizou, na última sexta-feira (12), o 1° Fórum de Debate dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – INDIQUE 2021-2024.
O evento cumpre a agenda da Participação Cidadã e Gestão por resultado do Selo UNICEF e avaliou a situação de seis dimensões preconizadas nos Indicadores de Qualidade na Educação, que funciona como uma metodologia de autoavaliação escolar para estimular a gestão democrática, sendo elas: Planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens; Interações (espaço coletivo de convivência e respeito); Promoção da saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais e Participação na rede de proteção social. A sétima dimensão "Cooperação e troca com as famílias" foi definida para discussão dentro da comunidade escolar.
O Fórum contou com a presença do Prefeito de Petrolina, Simão Durando, da Secretária de Educação, Rosana da Costa, Secretária Executiva da 1ª infância, Poliana de Castro, o Mobilizador da Educação, Raulito Lopes da Silva, gestores do Programa Nova Semente, Centro Municipal de Educação Infantil e representantes do Selo UNICEF do Município.
De acordo com a articuladora do Selo UNICEF no município, Kátia Carvalho, o Fórum é um espaço democrático que ajuda a avaliar a eficácia dos programas de ensino, infraestrutura e metodologia com a finalidade de melhorar a educação local. "A partir dessa importante avaliação, o municípío consegue aferir a qualidade educacional e estabelecer metas e estratégias para continuar ofertando uma educação multidisciplinar e de qualidade para nossas crianças ", afirma.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.