A sede da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia, Adesba foi movimentada, na manhã deste sábado (13), com a inauguração do posto de atendimento do CredBahia. O evento contou com a presença de empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), autoridades locais e do deputado estadual Zó do Sertão.
O CredBahia é um programa de microcrédito do Governo do Estado e em Juazeiro, será destinado aos micro e pequenos empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF. As linhas de financiamento variam de R$ 500 a R$ 21 mil, com prazo de pagamento que vai de quatro a 24 meses, com até seis meses de carência. O projeto é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
De acordo com o coordenador de microcrédito e finanças solidária José Paulo Crisóstomo, o Sertão do São Francisco é o segundo Centro Público no estado a receber o Credbahia. "Nós temos a oportunidade de levar assistência técnica, para comercialização, melhorar os produtos, mas o empreendimento precisa de embalagem, de melhorar o produto, precisa reformular para vender para o PAA e acaba que não tem o dinheiro para isso, mas agora o Cesol dá condições e oportunidade para essas pessoas acessarem ao crédito", afirmou José Paulo.
CredBahia Mulher- O programa de microcrédito também contará com o CredBahia Mulher, linha de crédito destinada a empreendedoras do mercado formal e informal, que atuam na área de produção e que também são atendidas pelo Cesol. O programa oferece juros de 1,8% ao mês.
A artesã Silvia Dantas trabalha com artes em couro. O empreendimento intitulado Aio Artesanatos acessou a linha de crédito com o propósito de alavancar a produção, com a compra de maquinários. A assinatura do contrato aconteceu durante a inauguração do posto de atendimento.
" É extremamente importante essa linha de crédito do Governo do Estado da Bahia, pois é um estímulo ao nosso trabalho, a gente tem um sonho a ser realizado e o crédito vem para dar essa força, esse estímulo. O acesso às máquinas não só irá aumentar a quantidade de produtos, como também na qualidade, além da redução do tempo de trabalho", pontuou a artesã.
Para o superintendente de Economia Solidária Wenceslau Júnior, "esse momento é muito importante para nós. Eu sei que esse recurso vai fazer uma diferença grande na capacidade de produção de cada um e de cada uma. Outro aspecto positivo, que é uma política acertada nossa, é a linha de crédito com esse recorte de gênero, com essa identidade de favorecimento da emancipação das mulheres em suas atividades econômicas", disse.
CredBahia: Para ter acesso a linha de credito em Juazeiro é preciso ser atendido pelo Cesol-SSF, se dirigir ao posto de atendimento que fica na Rua Canafístula n 148, bairro Centenário, em Juazeiro, com documento de identificação, CPF e comprovante de residência. É necessário também um avalista, que deve portar comprovante de renda, contracheque ou declaração de imposto de renda.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.