A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), lançou nesta terça-feira (09), na Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, o programa 'Maluquinho por Robótica'. A iniciativa, pioneira nas escolas da rede municipal de ensino, prevê a inclusão da robótica na rotina escolar de mais de 16 mil estudantes do 1º ao 5º ano.
Participaram da solenidade, a equipe da Seduc, gestores escolares, os vereadores Renato Brandão e Lourival Quirino, o responsável pelo programa, Leandro Alves, e a prefeita Suzana Ramos, que falou sobre o compromisso da gestão municipal com a educação. "Estou muito feliz de estar aqui lançando um programa pioneiro em Juazeiro e que vai enriquecer ainda mais a educação. Eu fico muito satisfeita porque estamos cumprindo o compromisso que assumimos com a população, oferecendo educação de qualidade, em escolas com infraestrutura adequada e profissionais valorizados", destacou a prefeita Suzana Ramos.
Inicialmente, o programa vai atender 63 escolas, com a entrega de quase 17 mil kits tecnológicos. "Com o programa, estamos implantando nas escolas um componente curricular que favorece a articulação com várias áreas do conhecimento, como o raciocínio lógico e a própria criatividade do estudante, além da sua capacidade de desenvolver trabalhos em grupo. É uma maneira de incentivar o estudante a pensar, montar e desmontar. Ações importantes no processo de aquisição do conhecimento", declarou a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha.
Educação Tecnológica
De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Reginaldo Medrado, o programa 'Maluquinho por Robótica' se insere em um contexto que já vinha sendo preparado pelo município. "A pandemia trouxe para nós a necessidade de pensar a educação tecnológica e o 'Maluquinho por Robótica' se insere nesse contexto, da nossa vontade de introduzir na grade curricular do município, na parte diversificada, o conteúdo e o conhecimento de robótica e inovações tecnológicas. É um programa que visa instrumentalizar a criança para as diferentes habilidades do conhecimento robótico, como conceitos de mecânica, elétrica e programação", explicou.
Mãe do estudante Carlos Vinícius, 8 anos, Valdilene Rodrigues, foi uma das escolhidas para receber, de forma simbólica, o kit tecnológico e parabenizou a iniciativa. "A Prefeitura está de parabéns, porque essa é uma novidade para a escola e isso vai ajudar o meu filho a se desenvolver ainda mais", avaliou a mãe.
Os kits são equipados com ferramentas, madeiras e mdf, peças, parafusos e componentes eletrônicos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.