A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24H) realizou, no dia 07 de maio, a passagem de um Marcapasso Transvenoso Provisório, indicado como suporte cronotrópico para bradicardias graves sintomáticas.
O feito inédito foi realizado pelo cardiologista e coordenador médico do serviço, José Roberto Coelho. O paciente foi regulado no mesmo dia para um serviço de saúde de referência cardiológica e passa bem. De acordo com o médico, cerca de 30% dos óbitos na região são provenientes de doenças cardiovasculares. "A mortalidade é bem alta. Por isso, todas as iniciativas que podem salvar vidas e melhorar o prognóstico do paciente devem ser comemoradas", garante.
A passagem do Marcapasso Transvenoso foi indicada devido à incidência de um bloqueio atrioventricular. "Em situações de bradicardia com instabilidade hemodinâmica, a utilização do marcapasso cardíaco temporário é um procedimento emergencial de suporte à vida", complementa.
Vale ressaltar que o perfil da UPA 24h de Petrolina é apenas de clínica médica e que a Unidade não é um hospital: "Não somos referência em cardiologia, que isso fique bem claro. Somos uma unidade intermediária de saúde, essencialmente clínica. No entanto, somos sensíveis a essa demanda e temos buscado oferecer a melhor assistência possível dentro do nosso perfil".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.