A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizou, esta semana (26, 27 e 28), um treinamento sobre assédio no ambiente de trabalho. O momento foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e envolveu toda a equipe operacional, composta por agentes de recepção e portaria, maqueiro, e os profissionais do serviço de arquivo médico e estatística (SAME).
"Falamos basicamente sobre assédio moral e sexual, stalking e bullying, as formas de identificação, prevenção e combate no ambiente de trabalho. Fizemos alusões com situações compatíveis ao nosso dia a dia, discutimos a legislação vigente sobre o tema e as consequências dessa prática. E no final salientamos os canais de denúncia", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Hendi Fernandes.
O treinamento teve como base aulas expositivas e dinâmicas de grupo. "Tentamos de fato trazer situações reais para que todos pudessem refletir. Muitas vezes situações de assédio e bullying acontecem conosco ou na nossa frente e não conseguimos identificar. Então, o treinamento foi bem informativo mesmo, visando a formação de uma consciência crítica", complementa.
"Aqui na nossa Unidade não toleramos nenhum tipo de ato como esse e temos os nossos canais internos de denúncia. Punimos no rigor da forma da lei e desse modo buscamos proteger não só a integridade física, como moral dos nossos profissionais", conclui a coordenadora interdisciplinar, Fátima Michele.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.