Petrolina deu início, esta semana (25), ao plano de enfrentamento das arboviroses para 2023. A ação conjunta entre os profissionais de saúde, serviços de saúde e educação do município, secretaria de saúde, VIII Regional de Saúde (Geres) e Gerência Regional de Educação (GER), tem como objetivo de reduzir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya por meio da intensificação de ações de combate ao Aedes aegypti.
"A UPAE Petrolina faz parte desse comitê e contribui propondo medidas e estratégias para reduzir o avanço dessas doenças que são sazonais. O esperado é que esses números comecem a aumentar nesse período e nós já estamos nos antecipando, pois, a nossa região é uma área endêmica para a doença", esclarece o enfermeiro gerente da epidemiologia da Unidade, Wanderson Lima.
A segunda reunião já está marcada para o mês de julho e também acontecerá na sede do IGPREV. Cada representante presente ficou responsável em implementar alguma medida em sua unidade para levar os resultados no próximo encontro. "Na UPAE vamos realizar Sala de Espera, com momentos de conscientização junto aos pacientes, capacitação para os funcionários e pretendemos fechar parcerias com outros órgãos de saúde que envolvam o meio ambiente. As ações estão sendo pensadas em conjunto com a coordenação interdisciplinar e devem chegar a toda Unidade", finaliza.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.