Aquele que quer aprender a voar um dia precisa primeiro aprender a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar; ninguém consegue voar só aprendendo vôo. (Friedrich Nietzsche)
Mais de 1800 jornalistas e estudantes de comunicação já se inscreveram para o primeiro módulo do curso Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, que a Abraji está promovendo com apoio da ICFJ (International Center for Journalists) e patrocínio da Meta.
O curso será realizado em três módulos independentes entre os meses de maio e agosto de 2023. O primeiro módulo, chamado de Inspiradores, começa em 2 de maio e traz a visão de futuro para o jornalismo de oito profissionais reconhecidos internacionalmente: Julia Angwin, Shirish Kulkarni, James Breiner, Natalia Viana, Juanita León, Pedro Doria, Mauricio Cabrera e Jonathan Kealing.
O segundo módulo, Empreendedores, será realizado em junho. Nele, os participantes conhecerão oito projetos jornalísticos brasileiros. O terceiro, Criadores, será realizado em julho e agosto e estará dedicado a técnicas para produção jornalística e sustentabilidade.
BOLSA: Os participantes que completarem os três módulos receberão certificado e estarão aptos a concorrer a uma bolsa de U$ 2.500 para desenvolver um projeto jornalístico e receber mentoria por cinco meses com especialistas do mercado. A seleção dos projetos será feita pela ICFJ e os recursos serão oferecidos pela Meta.
OBJETIVOS-Enquanto os modelos tradicionais de redações de rádio, TV, jornalismo impresso e online reduzem coberturas e equipes para se adequarem às novas realidades do mercado da comunicação, surgem pelo país iniciativas independentes capitaneadas por jornalistas. As poucas barreiras de entrada para um empreendimento jornalístico no ambiente digital e o capital "social" adquirido por profissionais em meio de carreira incentivam o surgimento de novas iniciativas. Muitas delas, no entanto, surgem sem o devido planejamento ou sem que os empreendedores tenham conhecimento adequado da gestão de um projeto jornalístico.
O risco de iniciativas que surgem nessas condições é a repetição de modelos baseados em produtos com os quais o jornalista tem mais afinidade, mas que nem sempre se mostram sustentáveis. Se por um lado o ambiente do empreendedorismo de mídia é desafiador, por outro há oportunidades a serem exploradas e modelos a serem criados. Se falta conhecimento de negócios ao jornalista, ele pode compensar usando sua influência em nichos e audiências ou a autoridade reconhecida pelo público para tratar dos assuntos que domina.
O programa Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, da Abraji, quer aproveitar esses conhecimentos e motivações e complementar a capacitação de profissionais em meio de carreira ou de novos jornalistas que tenham a intenção de empreender. O objetivo final é habilitá-los para que desenvolvam projetos jornalísticos centrados em nichos ou em comunidades de leitores - independentes e sustentáveis.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.