Estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) participaram, nesta terça-feira (25), de evento formativo realizado pela equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF). O encontro aconteceu na sede do IF Sertão Pernambucano, em Petrolina e integra a meta do Cesol-SSF Evento Formativo em Economia Solidária.
Durante a formação foi apresentada aos discentes a metodologia de trabalho desenvolvida pela equipe do Cesol-SSF, na assistência técnica prestada aos empreendimentos do território. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os produtos que passaram pela adequação da equipe técnica, expostos durante a apresentação.
A conversa com os estudantes foi mediada pela coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco, Aline Craveiro, e contou com a presença do coordenador de Articulação Territorial, Valter Santana e das agentes socioprodutivas Elenízia Perpétua, técnica em alimentos, e Sheila Feitosa. Os discentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em relação ao trabalho desempenhado pela técnica em alimentos do Centro Público.
A estudante e empreendedora Daiane Martins está cursando o segundo período do curso de Tecnologia em Alimentos no IF Sertão Pernambucano. Ela mora na comunidade de Mandacaru I, em Juazeiro e explicou que a família dela é responsável por uma panificadora que, no momento, está com as atividades paradas. De acordo com a estudante, a formação foi importante para repensar a retomada das atividades com panificação.
"Esse momento foi importante pois, para a gente se engajar no mercado, não temos esse viés financeiro e a falta de informação não nos permite se engajar de forma adequada. Então hoje, consegui ter uma visão tanto de controle de qualidade, quanto do alvo principal e do objetivo final, o que o mercado espera e o que ele pede", destacou a estudante.
A formação contou com a presença de três turmas de tecnologia em alimentos. Para a professora do IF Sertão Pernambucano Luciana Cavalcanti, a formação apresentou para os estudantes uma nova perspectiva de trabalho.
"O Cesol trás a sua experiência na área de tecnologia em alimentos para a economia solidária, porque trabalhamos a partir da visão de indústrias, de consultoria e não tem em nenhuma disciplina que tratasse dessa parte de Economia Solidária e é uma possibilidade para os estudantes, pois atendemos toda a região, são vários municípios. Então, o retorno dele para casa pode, de repente, garantir o emprego deles e ainda contribuir para a economia local", explicou a professora universitária.
A ação integra a meta Evento Formativo em Economia Solidária e tem como propósito debater sobre a economia solidária e a forma como o trabalho desenvolvido pelos Centros Públicos, em toda a Bahia, tem transformado a vida das pessoas no incremento de renda.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.