Com incentivo da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, o Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Cegos, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), teve uma abertura repleta de gols, nas seis partidas de abertura disputadas no Ginásio Osvaldo do Flamengo, na segunda-feira (24). Campeã e vice da edição anterior, Apace (Associação Paraibana de Cegos) e Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais) começaram vencendo.
O campeonato segue nesta terça com mais seis partidas. A final será no sábado (29), às 10h15.
A competição reúne mais de cem atletas das 12 equipes dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí. Classificam-se para as quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam. A equipe mais bem colocada do Regional garante vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série B 2023. O torneio será disputado em novembro, em São Paulo.
O atleta da Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Antônio Malan de Carvalho, ressaltou a alegria de ver Petrolina sediando um evento desse porte para pessoas com deficiência visual. "O incentivo da Prefeitura de Petrolina nesse evento é uma grande oportunidade para esse esporte crescer ainda mais na nossa região, pois muitas pessoas ainda não conhecem esta modalidade", disse Malan.
O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, destaca a importância da competição, no sentido de garantir inclusão, além de permitir a divulgação do esporte paraolímpico onde o Brasil é campeão. "A vitória do Brasil nas Olimpíadas reafirma o papel do nosso país como potência também no futebol adaptado. Com a orientação do prefeito Simão Durando, estamos buscando investir cada vez mais nessa modalidade e formar futuros atletas em Petrolina", destacou Jefferson.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.