O Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro(BA), sedia esta semana – de 25 a 28 de abril – o 6º Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (Ecovale), realizado em conjunto pelo Colegiado do curso de Jornalismo em Multimeios, Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação e Cultura e Território Semiáridos( PPGESA) e Capes
. O encontro sob o tema central “Os desafios da Comunicação e Educação na Sociedade em Rede” é o primeiro evento em torno das comemorações dos 20 anos de criação do curso de jornalismo e vai reunir profissionais da área de comunicação incluindo jornalistas, pesquisadores, empreendedores e estudantes.
A programação será aberta terça-feira (25) com palestra do jornalista Adriano de Pádua – pesquisador e doutorando em comunicação pela UFPE, que falará às 9h30 aos alunos do mestrado sobre os desafios e os impactos no contexto das deepfakes. Às 18h, Adriano ministra oficina sobre Gestão de Redes Sociais.
A partir da quarta-feira as palestras serão concentradas no auditório Multimídia do DCH3, sempre a partir das 14h30. Desta vez, Pádua falará aos estudantes de jornalismo sobre “Deepfakes e a lógica da desinformação”.
Na quinta-feira (27), o jornalista e empreendedor Gustavo Belarmino abordará “Empreendedorismo e transição de carreira: do jornalismo ao marketing digital, tudo é comunicação”. No mesmo bloco, a jornalista egressa do curso Érica Daiane Costa, falará da “Comunicação no Terceiro setor” a partir de suas experiências. Ainda neste dia, a terceira palestra ficará a cargo do jornalista e chargista Humberto Araújo, profissional renomado pelos seus traços na imprensa pernambucana e que fará um diálogo ilustrativo sobre o “O humor gráfico na comunicação jornalística”.
A programação do 6º Ecovale prossegue na sexta-feira(28) com a mesa/palestra tendo participações da jornalista da Rede Globo Nordeste, Mônica Silveira, que falará sobre sua trajetória narrada no livro “História de uma repórter de TV”, e em seguida, a também egressa da Uneb, Joyce Guirra, abordará sobre sua trajetória como repórter e ancôra na TV São Francisco, afiliada da Globo. Também participa, no encerramento do evento, o músico e cantador Maviael Melo e Coral Vozes da Caatinga.
Segundo o coordenador do colegiado de Jornalismo, Emanuel Andrade, o Ecovale é um encontro que já faz parte do calendário pedagógico e da grade de eventos do curso que estava suspenso desde a pandemia. “Esta edição é especial por ser comemorativa aos 20 anos de criação do curso. Neste 6º Ecovale, atualizaremos os desafios da comunicação alinhada à educação na sociedade em rede – o que é fundamental para se consolidar o papel da universidade nessa área e a consistência ética de um jornalismo comprometido cada vez mais com o fortalecimento da democracia”, observa.
Para o coordenador da pós-graduação Josenilton Nunes, a realização do evento fortalece a integração da graduação e da pós-graduação, “pois é de fundamental importância a troca de experiências em torno de um tema pertinente na relação universidade e sociedade. “Por outro lado, valorizamos nossos discentes nessa travessia do conhecimento já que muitos alunos da pós-graduação são egressos do curso de Jornalismo e Pedagogia do departamento”, completou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.