Projeto Conservação para a seleção e valorização do Cavalo Nordestino na Paraíba, está avançando nas etapas da pesquisa. Desta vez, a pesquisadora bolsista doutora Neila Ribeiro, responsável técnica pelo projeto, está realizando as coletas de sêmen para análise, onde será possível saber a qualidade do material e partir para as novas metas que será formar um banco de germoplasma in situ e ex situ, no qual poderá ser iniciada a inseminação artificial através da troca de material genético.
Ainda como parte da primeira etapa do projeto foram realizadas visitas aos criados dos municípios de Pocinhos, Caraúbas, Cuité e Queimadas na Paraíba. Essas visitas incluem a mensuração dos animais, fotos, coleta do ponto de georreferenciamento da criação como também aplicação de um simples questionário ao criador para melhor entendimento do manejo aplicado aos animais.
Com essas informações, é realizado o estudo demográfico e a situação de risco ou grau de ameaça do Cavalo Nordestino, bem como a caracterização dos aspectos morfoestruturais e funcional. A partir dessa etapa foi possível identificar 10 machos típicos da raça Nordestina e assim, dar início às coletas de sêmem.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.