A Prefeitura de Sento-Sé esteve representada nesta terça-feira (28) na Plenária do Plano Plurianual Participativo 2024/2027 (PPA), do Governo da Bahia, que aconteceu no auditório da Uneb Juazeiro e reuniu representantes dos dez municípios que compõem o território Sertão do São Francisco.
Uma caravana com mais de 40 representantes do município entre eles, o Vice-prefeito, Antônio Crinquirim, secretários municipais, servidores públicos municipais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada, participaram de forma ativa apresentando propostas e demandas para construção de políticas públicas voltadas para setores como educação, meio ambiente, saúde, infraestrutura, segurança, cultura, entre outros.
O chefe de gabinete do município, Jackson Coelho, participou do evento e destacou a importância do programa de planejamento para os próximos quatro anos de gestão estadual em toda a Bahia. "Esse é um momento positivo, temos uma participação expressiva de Sento Sé na construção do PPA estadual, fato que agrega muita esperança para a concretização de futuras ações do PPA para Sento Sé", assinalou Jackson Coelho.
Entre as propostas apresentadas pela gestão municipal de Sento-Sé estão: avanços na Educação especial, na Formação continuada de professores, Implantação de bancos de produção e distribuição de plantas forrageiras resistentes à seca, viabilização do SIM (Selo de Inspeção Municipal) e desburocratização do acesso aos selos de inspeção estadual e federal (SIE e SIF) e o SUASA, implementação de agroindústrias de pequeno porte, articulação com o Ministério da Saúde a formalização da Rede PEBA, mas a principal delas foi mesmo a realização da obra de pavimentação do trecho da BA-210 que liga Sento-Sé a Xique-Xique.
"Nós estamos aqui definindo o futuro do Território do São Francisco. Esse futuro passa por grandes reflexões que são expostas nesta Plenária. E isso, reflete em melhorias no setor agropecuário, econômico, social, na infraestrutura, entre outros setores do nosso Estado e consequentemente da nossa Sento-Sé. Muito mais importante que participar é dar a nossa contribuição nesse grande passo rumo ao desenvolvimento", disse o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.
Para o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, a plenária representou um momento de muito aprendizado e que além de servir para nortear as ações a serem alcançadas através do regime de colaboração com o Estado, leva também a avaliar o momento que a educação vive hoje. "Primeiro parabenizar o Governo Estadual pelo formato utilizado na elaboração do PPA, onde de fato garante o direito de participação a todos os municípios através dos encontros por territórios, nesse momento de planejamento das ações a serem realizadas nos próximos 04 anos. Para o nosso estado, que tem dimensões de um país, realizar o PPA garantindo participação dos 27 territórios priorizando propostas voltadas para atender as necessidades específicas de cada realidade é um ganho sem dimensões", avaliou Jeorge Ribeiro.
A Plenária
Nesta Plenária foram definidas as políticas públicas para o Território do São Francisco, por meio da participação popular. A meta é eleger as áreas prioritárias que receberão investimentos do Governo do Estado nos próximos quatro anos. Até o dia 18 de abril serão realizadas plenárias em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de ampliar a participação e qualificar as propostas elaboradas pela sociedade.
Uma novidade deste PPA 2024-2027 é que um novo espaço de participação popular foi criado pelo governo estadual. Basta aos interessados em enviar propostas, acessar a plataforma www.ppa.ba.gov.br.
Participaram representando Sento-Sé no evento os secretário municipais de Agricultura, Indústria e Comércio, Sando Jatobá; de Planejamento, João Borges; de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues; de Educação, George Murilo; o Vice-prefeito Antônio Criquirim; o chefe de gabinete, Jackson Coelho; o presidente do PT no município, Laurenço Aguiar, entre outros.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.