Os profissionais que ficam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro estão participando durante esta semana de um treinamento de qualificação para otimização dos dados na plataforma do Ministério da Saúde.
A estratégia adotada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), é para que o cadastro junto ao Ministério da Saúde corresponda ao perfil epidemiológico do município e, consequentemente, melhore os indicadores.
A qualificação iniciou nesta terça-feira (28) e segue até a quinta-feira (30). De acordo com a superintendente da Atenção Primária de Juazeiro, Lorena Andrade, com a melhora dos indicadores, é possível que a Atenção Básica tenha um melhor financiamento. "Hoje o financiamento da Atenção Básica é com base em indicadores. Para que a gente possa garantir que esses indicadores sejam coerentes e correspondam ao perfil epidemiológico do município, a gente precisa garantir que eles sejam registrados de forma correta. Então estamos qualificando os profissionais que estão na Atenção Básica", destacou.
Durante os três dias, estão participando médicos e enfermeiros das UBSs, mas a proposta é realizar a formação com toda a rede que compõe a unidade: agentes de saúde, dentistas, técnicos de enfermagem e recepcionistas. A superintendente destaca ainda que a exportação dos dados é importante, mas também é preciso adotar outras estratégias para uma Atenção Básica mais qualificada. "Além de qualificar, a gente precisa buscar algumas estratégias, como melhorar a captação precoce das gestantes das unidades, marcar a consulta e já deixar agendado o retorno dos pacientes hipertensos e diabéticos para que retornem à unidade de saúde, visualizar cartões de vacina, fazer busca ativa. Essas são estratégias que, atreladas à inserção de dados podem melhorar os indicadores do município", disse Lorena Andrade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.