Dez atletas de Juazeiro-(BA) participaram do campeonato brasileiro escolar de atletismo, no Distrito Federal, como parte da seletiva para o campeonato mundial, nos dias 20 a 23 de março.
Um dos competidores é o atleta e estudante Lucas André Santos Nascimento, que disputou a corrida dos 3000 metros.
Com 17 anos o competidor representou a Escola Municipal de Pontal, que fica na zona rural de Juazeiro no distrito de Itamotinga. Apesar da pouca estrutura escolar e da falta de equipamentos Lucas considera “um grande incentivo da escola” a sua participação no campeonato. Mesmo não saindo vitorioso da disputa em Brasília, já participou e ganhou competições como o campeonato escolar municipal de Juazeiro e o estadual de Salvador.
As competições escolares representam muito para Lucas, que treina desde 2019 e acredita em sua evolução no esporte. Ele conta ainda que foi um grande privilégio poder representar Juazeiro numa competição como essa e que pretende participar outras vezes, “foi uma viagem incrível e vai estar marcada em minha vida. Além de nunca ter competido fora do Estado, tive a oportunidade de fazer novas amizades”.
Participar dos campeonatos escolares é muito importante para os alunos, pois abre um leque de possibilidades e lhes oferece a chance de disputar torneios municipais e até mundial. Os atletas ganham visibilidade e uma posição de prestígio que pode resultar no futuro do esporte brasileiro. Além disso, o suporte das escolas e das Secretarias de Educação é fundamental para que os alunos se sintam amparados e tenham uma visão positiva dos torneios e também das seletivas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.