Ação alusiva ao Dia Mundial da Água é promovida pela Prefeitura de Juazeiro no Cras Itaberaba

23 de Mar / 2023 às 09h00 | Variadas

Dentro das unidades do Centro de Referência de Assistência Social de Juazeiro (Cras), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanha crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e promove diversas atividades, com foco em temas sociais, como gênero, raça, prevenção a gravidez na adolescência e Carnaval. A ação é coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Nesta quarta-feira (22), as crianças e adolescentes atendidos pelo Cras do Itaberaba participaram de uma atividade lúdica sobre o Dia Mundial da Água. "Aproveitamos a data para conscientizar as crianças sobre a importância de economizar esse bem finito que é a água", contou a educadora social, Maria do Socorro Gomes. "Nossos encontros acontecem de terça a quinta-feira, com turmas pela manhã e à tarde, sempre tratando de um assunto diferente, com rodas de conversa, palestras, oficinas, oficinas de leitura, confecção de artesanato, etc", completou.

No Cras Itaberaba, cerca de 60 crianças e adolescentes participam do SCFV.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O SCFV é um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social que a Sedes realiza com as famílias, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Podem participar crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Eneida Trindade - Ascom/Sedes/PMJ | Fotos: Pedro Ângelo

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.