Estudantes e professores em Juazeiro saem às ruas em protesto contra proposta nacional de reforma escolar

22 de Mar / 2023 às 12h44 | Variadas

Com apoio da APLB Sindicato, professores das redes municipal e estadual de ensino estudantes do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizaram uma manifestação em Juazeiro (BA), nesta manhã de quarta-feira (22), chamando a atenção para questões que norteiam a reforma escolar. Veja aqui

Os alunos se reuniram nesta manhã em frente à sede da Associação dos Professores Licenciados de Juazeiro (APLB Sindicato Juazeiro) e percorreram diversas ruas da cidade, com faixas, cartazes e palavras de ordem contra o modelo de reforma proposta, que na avaliação deles “impactam muito negativamente em especial os estudantes mais pobres e as escolas públicas, principalmente nas questões que se referem ao ENEM”.

Os alunos cobraram “uma educação pública de qualidade, do reconhecimento da importância Sociologia e do fortalecimento da ciência”, manifestaram.

Aprovado em 2017, no governo Michel Temer (PMDB), o Novo Ensino Médio tem como regras uma grade de formação básica enxuta e ampliação da carga horária total, contendo apenas três disciplinas obrigatórias: português, matemática e língua estrangeira. 

Profissionais, alunos e entidades sindicais, se mostraram contra o projeto, que enfrentou problemáticas. “Seu resultado prático vem sendo o agravamento do sucateamento e precarização das condições de ensino e aprendizagem no Brasil”, afirmou Zulcimara, que citou a preconização de um ensino mais técnico em detrimento de um ensino crítico, como consequência dessas mudanças.

Ontem, em entrevista à TV 247, o presidente Lula prometeu abrir um diálogo com educadores e estudantes, junto ao Ministro da Educação, para ajustes ao projeto.

Vídeo:

Da redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.