A leitura exerce papel fundamental na formação educacional e cidadã, além de ajudar no aprendizado, na melhora da escrita e na aquisição de novos conhecimentos.
Pensando nesses benefícios, a Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, investe em projetos de leitura que contemplam os mais de 55 mil estudantes da Rede de Ensino e que visam estimular a criatividade e imaginação desde os primeiros anos de idade.
Na Educação Infantil, por exemplo, os pequenos alunos vivenciam várias atividades, como o piquenique literário, jogos educativos, musicalização, Mala Viajante, dramatizações, todos com o propósito de incentivar a leitura.
Uma das ações que tem grande destaque na primeira infância é a Mala Viajante, pois além de contribuir com a aprendizagem, pretende-se incentivar a participação efetiva dos pais no processo, fazendo assim com que toda a família comece a tomar gosto pela leitura. Dentro das ações do projeto, o estudante leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Cada professora faz uma seleção de livros, levando em consideração a faixa etária dos alunos.
A secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que aluno que é estimulado desde cedo será um adulto com maior capacidade de raciocínio lógico, interpretativo e resolutivo. "Investir na leitura é uma ação de promoção plena do desenvolvimento dos nossos alunos. Obviamente, a criança não tem o nível avançado da leitura, mas entendem imagens, símbolos, cores e utilizam os sentidos e a imaginação ao ouvir as histórias. A partir desse trabalho, os pequenos constroem ideias, organizam frases, pensamentos e, sobretudo, ampliam seu vocabulário através da aquisição de novas palavras", explicou Poliana.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.