Ontem (02) a REDEGN veiculou um vídeo enviado para a Rede GN mostrando uma briga entre duas adolescentes em frente ao Colégio Estadual Misael Aguilar Silva, no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro. Veja aqui.
O caso, segundo testemunha, "é constante e ninguém, segurança e ou funcionários, diretores aparecem para tomar conhecimento e acabar essas confusões".
Nesta sexta-feira, recebeu Nota de Esclarecimento do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva.
Confira:
A direção do Colégio Estadual Misael Aguilar Silva informa que a briga ocorrida na porta da escola, na última quarta-feira (01/03/2023), entre duas estudantes, foi uma situação PONTUAL. Não há “brigas constantes” na escola, conforme informado pela leitora. Em 2022, tivemos apenas uma situação como a de quarta-feira e foram realizadas as intervenções necessárias pela gestão escolar, considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Leis Educacionais vigentes no país.
Sobre a acusação da falta de intervenção da gestão escolar no momento da briga, como se a escola não fosse responsável pela situação ocorrida, queremos informar que quando fomos avisados sobre a situação, as estudantes haviam “corrido” do local. No dia posterior, as famílias das envolvidas compareceram à escola e foram realizadas as intervenções pedagógicas necessárias para a resolução do problema. Jamais a escola se isentaria e deixaria de se responsabilizar pelas estudantes, bem como permitiria violência gratuita em suas dependências interna e externa.
Atualmente, somos uma Escola de Referência, premiada e comprometida com a educação dos nossos estudantes. Realizamos vários projetos, entre eles um voltado para a Cultura de Paz no ambiente escolar. Só ano passado, levamos 16 alunos para representar o Núcleo de Educação Territorial do Vale do São Francisco na Feira de Ciências das escolas estaduais da Bahia, em Salvador. E, de 07 projetos apresentados, voltamos com 03 prêmios.
Queremos ressaltar que temos em nossa escola sistema de monitoramento por câmeras, recorremos a Polícia Militar, Conselho Tutelar e profissionais da região sempre que necessário. Além de promover oficinas e palestras que conscientizem os estudantes sobre a importância do diálogo, gerenciamento das emoções e dos prejuízos que podem ser causados para si e para o outro com o uso da violência para resolução de conflitos.
Aproveito e convido os leitores para acompanhar o trabalho que desenvolvemos através das nossas redes sociais. O nosso Instagram, @cemas_juazeiro, apresenta nossas atividades e conquistas no decorrer do ano.
Atenciosamente,
Michelle Laudilio- Gestora Col.Estadual Misael Aguilar Silva (CEMAS)
Coordenadora TV Cemas
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB)
Jornalista em Multimeios (UNEB)
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.