Questão de saúde pública mundial, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças profissionais que acometem trabalhadores de diversos setores.
No Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde realizou uma ação com os Agentes de Endemias do município.
Durante a manhã, foi ofertado uma oficina com orientações sobre o LER/DORT, organizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Academia da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Durante a oficina, os agentes realizaram ginástica laboral, que são exercícios simples de alongamento, relaxamento e compensação dos músculos. O gerente do Cerest, Jeferson Cézar, explica quais indícios o corpo apresenta quando é acometido por lesões de esforços repetitivos. "Atenção aos sinais, qualquer formigamento, dormência, perda ou aumento de sensibilidade, fraqueza para segurar objetos, inchaço, fadiga, choques ou redução de volume, é necessário procurar assistência médica para diagnóstico", explica.
As atividades seguiram com uma palestra onde foi feito um bate-papo para tirar dúvidas e, por fim, a ação encerrou com sessões de auriculoterapia. É importante destacar que essas doenças geram um sofrimento ao trabalhador e incapacidade funcional para o trabalho.
As principais lesões em decorrência disso são tendinites, bursites, tenossinovite, epicondilite e mosites. Através das técnicas e procedimentos realizados por fisioterapeutas, é possível restabelecer a saúde do paciente após esses traumas e lesões.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.