Leitor cobra da prefeitura de Juazeiro programa mais eficaz de limpeza pública. Confira
Infelizmente temos que tratar de mais esse assunto ruim, mas temos a certeza de que para tratar o mau, precisamos tocar na ferida. Tenho me decepcionado cada vez mais com os cuidados à nossa Juazeiro.
Por onde passo, não basta ver só o desordenamento urbano, mas me impressiono com a grande quantidade de lixo que suja nossa cidade. Isso ocorre praticamente em todos os lugares, todas as ruas, avenidas e bairros; na margem do rio, como também nas periferias e zona rural. Não é algo pontual - é algo geral. Parece que a regra em Juazeiro é sujar tudo. É um sério problema de saúde pública!
É vergonhoso para mim, e acredito que para muitas pessoas, passar por tal constrangimento. Ter que fazer uma caminhada topando em sacolas plásticas, pisando em resíduos orgânicos, assistindo animais de rua fuçando o lixo a ser coletado, sentindo odores fétidos, sem contar com tanto entulho e restos de materiais de construção descartados irregularmente em locais inapropriados.
E o que a Prefeitura Municipal de Juazeiro faz para solucionar esse problema? É claro que ela faz alguma coisa, mas o que ela vem fazendo é o mínimo. E o mínimo, é óbvio, não está solucionando o caso. Tenho, portanto, algumas sugestões para esta, assim como para a Câmara de Vereadores:
1 - A Prefeitura poderia fazer campanhas educativas, em todas as mídias possíveis, e presencialmente nos bairros. Poderia, inclusive, promover concursos para premiar a rua mais limpa da cidade todo ano com a pavimentação ou outra premiação, por exemplo;
2 - Deveria ser instituída uma lei que obrigasse todo dono de terreno baldio, pelo menos os de tamanhos menores (até 1.000 m2) a construir os muros a seu redor. Isso evitaria que se jogassem entulhos e lixo em seu espaço;
3 - Deveria ser obrigado, também através de Lei, que todas as residências possuíssem um cesto elevado para depósito do lixo doméstico. Em locais de maior vulnerabilidade social, a própria prefeitura poderia instalar esses equipamentos. Isso evitaria que animais moradores de rua não rasgassem as sacolas e espalhassem o lixo pelas ruas;
4 - A Prefeitura de Juazeiro deveria realizar um grande projeto de coleta seletiva de lixo, com os materiais sendo voltados para a reciclagem. O apoio às cooperativas do setor já existentes já é um caminho;
5 - Incentivo às empresas coletadoras de entulhos e destinação de locais adequados para depósito de tal material;
6 - Ocupação dos espaços públicos com estruturas de lazer, paisagismo e praças esportivas.
Sei que surgirão muitas outras ideias para ajudar a solucionar essa problemática e que a população é a grande culpada pela má situação. Porém, vejo que o grande propulsor das mudanças é o poder público e que esse possui as ferramentas necessárias para a execução das ações cabíveis.
Obrigado pelo espaço.
Manoel Pires
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.