No Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas estão em atraso com a segunda dose da vacina contra Covid-19. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, outras 68 milhões de pessoas ainda não tomaram a primeira dose de reforço, enquanto 30,1 milhões não tomaram o segundo reforço da vacina contra a doença em todo o país.
Diante disso, será lançado nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal da Covid-19 e de outras vacinas disponíveis no SUS.
As ações prevêem vacinação com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas que têm maior risco de desenvolver formas graves da doença, como é o caso de idosos acima de 60 anos ou pessoas com deficiência.
O infectologista do Hospital das Forças Armadas de Brasília Hemerson Luz destaca a importância da imunização. “O esquema vacinal completo contra Covid-19, incluindo as doses de reforço, é a melhor forma para evitar casos graves da doença, que evoluam com internação em UTI ou mesmo com o óbito. O surgimento de novos tratamentos e novos medicamentos que combatem o coronavírus também pode ajudar a evitar esses casos mais graves. Mas a vacinação evita a evolução para formas graves.”
O Ministério da Saúde informa, ainda, que também está prevista a intensificação na campanha de Influenza, no mês abril, antes da chegada do inverno, período em que as baixas temperaturas contribuem para o aumento nos casos de doenças respiratórias. Também haverá ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.