1064 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Este foi o balanço do terceiro dia de funcionamento dos módulos de saúde do 'Fique Sabendo', neste Domingo (19).
Deste número, 17 tiveram diagnóstico positivo para HIV, 74 reagentes para sífilis, 5 para Hepatite C e 4 caso para Hepatite B. Entre os casos confirmados para Sífilis, apenas 5 pacientes aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina - a medicação é exclusiva para esse perfil de paciente; os demais com sorologia positiva são encaminhados para tratamento em unidade da rede municipal de saúde.
Ao todo, 266 usuários buscaram os postos de atendimento nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande) durante a folia, sendo 146 homens e 120 mulheres. No último sábado (18), das 165 admissões, 90 foram homens, enquanto as mulheres corresponderam a um total de 75. Nos três primeiros do projeto foram realizados 2.372 testes rápidos para detecção de IST's.
"Estamos com a sensação de dever cumprido ao constatar o comportamento do público masculino em procurar o serviço durante a festa. Tendo em vista que esse público geralmente está mais afastado do serviço de saúde e pelo terceiro dia consecutivo, analisamos que os homens permanecem liderando na realização dos testes", salientou a coordenadora do Laboratório Central da Secretaria Municipal da Saúde, Olivete Borba.
A profissional também chamou à atenção da população para a importância do tratamento inicial para os casos de sífilis, já que, dos 74 casos positivos, apenas 5 aceitaram iniciar o tratamento imediato com o uso da penicilina. "Volto a reforçar que o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento e recuperação da doença, por isso disponibilizamos o medicamento para início imediato", completou Borba.
Os módulos do 'Fique Sabendo' funcionam das 9h às 21h no Largo da Piedade, Circuito Osmar, e de 10h às 22h na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô. No local, além dos testes, são distribuídos preservativos e lubrificantes em gel.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.