Aquela semana carnavalesca iniciada em 10 de fevereiro, uma sexta-feira, noite,em Salvador-Ba, permanece viva na memória de muitos Juazeirenses. Tudo era festa, família brincando o melhor carnaval do Brasil, na boa terra, de todos os santos, encantos e axés!
Madrugada do sábado, retorno de foliões, saída de camarotes e o fato inesperado ocorre. Márcio, irmão de todas as horas, é agredido por pessoas desconhecidas, após tentar defender um familiar, vítima de roubo.
Recebo a visita da cunhada de Márcio em nossa residência aqui em Juazeiro. Chorosa e comovida, também surpreendida com o ocorrido, nos conta o triste evento, agora confirmado. Ligo ao meu pai, aviso que precisávamos viajar com urgência.
Às 14h saíamos de Petrolina com destino a Salvador. Mas, a sequência de eventos não ajudaram. O avião apresenta problemas em Recife, onde fazia escala. Polícia federal no aeroporto, a aeronave não era liberada.
Chegamos em Salvador as 2h da manhã de domingo. Recebidos por 2 amigos, verdadeiros anjos da guarda no aeroporto, nos levaram ao Hospital Santa Isabel. Desci, fui ao pronto socorro do hospital e lá, após relatar tudo, pedi que me levasse direto à UTI neurológica do hospital.
Márcio, havia sido submetido a uma cirurgia de urgência, craniotomia descompressiva, também com a presteza e ajuda outros dois médicos amigos, que estavam presentes no HGE, onde foi operado. A Unimed VSF e alguns amigos ajudaram a transferi-lo ao Hospital Santa Isabel.
A minha reação ao entrar na UTI, ver, examinar e conversar com a plantonista foi de extrema preocupação. Como transmiti isso a família e aos amigos em Salvador e principalmente Juazeiro, onde todos já tinham conhecimento! Ligações das televisões da capital e Juazeiro, rádios e blogs, todos queriam informações. Não tinha como responder a todos.
Após autorização de meu pai,mantive contato direto com o jornalista, radialista e gerenciador do Blog, Geraldo José. Pedi o seu apoio, expliquei a situação e o mesmo compreendeu. Foi o verdadeiro interlocutor entre a família e o povo de Juazeiro. A gratidão permanece até hoje e dura para sempre. Todas as mídias replicavam a evolução dos fatos.
Não posso esquecer do também jornalista à época na Tv São Francisco, Josenaldo Rodrigues, afiliada da Rede Globo, em Juazeiro, como também Fellipe Pereira, que sempre foi prestativo e colaborou com a veracidade dos fatos, retransmitindo a toda a Bahia.
Márcio enfrentou 3 cirurgias subsequentes, durante a semana, não resistindo ao domingo 17/02/2013. Descansou! O fôlego de vida retornou ao Senhor.
Hoje, 17 de fevereiro de 2023, relembramos este fato, já cedinho com meus pais, graças a Deus, ainda vivos!
A vida segue em frente, "nunca como antes"! Mas a alegria, o companheirismo, o sentimento de bondade, fraternidade e humildade, deixados por Márcio continuam vivos! O Carnaval e a sua festa devem continuar; com segurança, felicidade e todos os cuidados possíveis! É a nossa cultura!
Brinquemos e façamos toda a confraternização possível, rica em amor e paz !
Desejo um bom feriado a todos!
Rivadávio Espínola Ramos Júnior - Irmão de Márcio
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.