Finalizou, na última sexta-feira (10), o I Curso de Eletrocardiograma da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE). Voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, a iniciativa cumpriu bem o seu papel de ajudar os profissionais do serviço a interpretar ou identificar, com maior segurança, os dados e as alterações presentes no exame.
O curso teve como facilitador o cardiologista e coordenador médico da unidade, José Roberto Coelho, e contou com a contribuição do médico convidado Jackson Ferreira Neto. Todos os participantes que cumpriram 70% da carga horária receberam certificado.
O ECG é um exame básico de triagem e diagnóstico, onde é possível verificar a saúde do coração do paciente e indicar tratamentos para eventuais condições que requerem intervenção médica.
De acordo com o médico cardiologista, José Roberto, o resultado foi muito positivo: "Agora os nossos profissionais estão aptos a detectar precocemente possíveis agravos e isso faz toda a diferença nesse primeiro atendimento. A UPA não tem perfil cardiológico, nosso perfil é clínico, mas precisamos estar sempre preparados".
Para o enfermeiro Wanderson Lima entender as urgências e emergências cardiológicas é essencial para a prática clínica. "Me sinto privilegiado por fazer parte de uma instituição que investe, capacita e disponibiliza profissionais para aperfeiçoar nossas vivências", afirma.
E os cursos de aperfeiçoamento não param no de ECG. De acordo com o coordenador médico, os próximos serão sobre trombolíticos e o uso do desfibrilador.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.