A vida das mais de 100 famílias que vivem na pequena Xique-xique, comunidade isolada de Remanso, na Bahia, passa a ter uma nova história. Com a chegada da energia elétrica de fonte limpa e renovável, os moradores dessa localidade, a aproximadamente 720 quilômetros da capital Salvador, passaram a ter acesso à energia 24 horas por dia.
A Neoenergia Coelba concluiu a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. A solução energética adotada pela empresa é a primeira microrrede 100% sustentável do Brasil.
Próxima ao Rio São Francisco, Xique-xique é uma comunidade isolada, a cerca de 20 quilômetros da Zona Urbana de Remanso, com cerca de 400 habitantes que vivem basicamente da agricultura familiar e da produção caseira de mel. “Foi a melhor coisa que aconteceu. Agora, temos geladeira, máquina de lavar e televisão que a gente pode usar a qualquer hora”, afirma Adriano Pereira dos Santos, morador da comunidade.
Além de 110 residências, o projeto da Neoenergia contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. A energia é totalmente limpa, proveniente de uma usina solar com 616 painéis instalados, com capacidade de geração de 243 kWp. O sistema garante um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Há também um armazenamento por baterias de íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente. Foram construídos 26 quilômetros de rede primárias de distribuição e mais 9 quilômetros de rede secundária que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores.
O sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia em comunidades isoladas, onde a expansão de redes de transmissão e distribuição pode ser complexa devido a condições geográficas, ambientais e estruturais. “A Neoenergia investe no desenvolvimento dessa solução, que poderá beneficiar outras comunidades remotas do país, proporcionando desenvolvimento econômico e social para as famílias com o fornecimento de energia elétrica com qualidade, eficiência e sustentável”, afirma o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana.
A operação da usina e a distribuição de energia são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integrados) e pelo CEGRI (Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes) da Neoenergia Coelba, localizados em Salvador (BA). Para isso, foi instalada uma antena satelital que garante o monitoramento dos equipamentos, medidores e desempenho da distribuição. Todos os medidores de energia são inteligentes, permitindo a leitura remota do consumo de cada cliente, gestão do fornecimento da energia e o monitoramento dos níveis de tensão e corrente.
O projeto de microrrede de Remanso é pioneiro no Nordeste e, também, dentro do Programa Luz para Todos, criado pelo Governo Federal para levar eletrificação a áreas remotas e universalizar o acesso à energia. A iniciativa recebeu recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi reconhecida com dois troféus na Premiação OSE “O Setor Elétrico” de 2022, nas categorias “pesquisa e desenvolvimento” e “melhor trabalho”.
Além disso, a iniciativa também irá gerar dados para que, em laboratório, seja simulada a aplicação de uma microrrede com super capacitor para armazenamento. “O investimento em microrredes está relacionado à expectativa de que a tecnologia tenha maior adesão no mercado, o que pode gerar redução de custos, possibilitando a expansão de projetos como esse no país e beneficiando outras comunidades em áreas remotas que ainda não são atendidas pela rede elétrica de distribuição convencional”, explica o gerente corporativo de P&D da Neoenergia, José Antônio Brito.
A solução de microrrede está alinhada ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com os quais a Neoenergia tem compromisso, especialmente o de número 7, prioritário para a companhia por prever o fornecimento de energia limpa e acessível. Com o acesso à energia, essa população terá benefícios econômicos e sociais, que serão acompanhados no âmbito do projeto para garantir o desenvolvimento da localidade.
Ações sociais
Somado ao benefício da distribuição de energia, a Neoenergia realizou ações sociais para os moradores da comunidade. Através do Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela Aneel, mais de 90 geladeiras foram doadas às famílias. “Estou feliz. Podemos conservar alimentos e tomar água gelada. É uma conquista”, contou Rafaela Pereira dos Santos moradora de Xique-xique e uma das beneficiadas com a iniciativa.
A iniciativa da companhia também engloba educação para consumo consciente. Palestras e ações educativas sobre eficiência energética e segurança foram realizadas antes e depois da conclusão da microrrede. Além disso, moradores estão inscritos no programa da Tarifa Social que concede descontos de até 65% na conta de luz para consumidores de baixa renda.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.