A Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA) iniciou, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Jornada Pedagógica 2023. A atividade, que segue até sexta-feira (3) e contou com a participação da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, visa planejar o ano letivo de acordo com as especificidades da Educação do Campo.
A jornada é norteada pelo tema “Práticas pedagógicas e contextualizadas à luz da Agroecologia e da Educação Ambiental”. Ao todo, a SEC possui parceria com 30 Escolas Famílias Agrícolas e Casas de Familiares Rurais, o que envolve o total de cerca de 4 mil estudantes.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância e o papel das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). “As Escolas Famílias Agrícolas representam uma forma de apoiar pessoas nos seus processos e percursos formativos, que é absolutamente coerente com o que pensamos no campo e com o campo, o que engajamos e nos comprometemos com a produção e com a ocupação do solo e do território e com a formação de pessoas vinculadas aos seus símbolos”.
O diretor-presidente da REFAISA, Danilo Rodrigues, falou sobre a finalidade da jornada pedagógica. “Somos compostos por 13 Escolas Famílias Agrícolas, sendo 12 na Bahia e uma em Sergipe, e achamos interessante realizar essa jornada aqui na capital para também trazer as EFAs. Estamos planejando as ações para, cada vez mais, fortalecer o campo, pois as nossas escolas pautam a dignidade para os filhos e filhas de agricultores familiares. Consideramos um momento de extrema importância para as nossas escolas, pois é uma oportunidade de planejar, avaliar, construir e viver em comunhão”.
A atividade também contou com a participação da secretária de Políticas para Mulheres, Elisângela Araújo; da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori; da coordenadora da Educação do Campo da SEC, Poliana dos Reis; e da diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.