Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro já estão se preparando para treinar a terceira turma de professores e gestores das escolas municipais em primeiros socorros no Programa Cuidar, uma parceria entre as Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc). A formação é realizada pelos instrutores do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU.
O programa, lançado em julho de 2022, já capacitou 30 professores e gestores da rede municipal. A próxima turma inicia em fevereiro. "O Programa Cuidar é uma preocupação da gestão municipal nesse preparo dos trabalhadores da educação em poder atuar no primeiro atendimento em caso de urgência", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.
No 'Cuidar', os trabalhadores da educação podem aprender como proceder em acidentes com animais peçonhentos, em caso de engasgo, queimaduras, crises convulsivas, paradas cardiorrespiratórias, entre outros temas, de forma prática e teórica.
O Programa Cuidar foi criado após sanção pela prefeita Suzana Ramos, da lei Karla Nayse, em setembro de 2021. A proposta é que os treinamentos sejam ampliados para toda a rede municipal de ensino.
Além das formações presenciais sobre diversos temas, algumas noções também serão veiculadas na TV Escola Juazeiro, através do canal 7.2 da TV aberta, bem como no canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.