Uma equipe de jornalismo da TV Record Itapoan foi agredida nesta segunda-feira (16) enquanto cobria, ao vivo, um acidente de trânsito em Salvador. A repórter Tarsilla Alvarindo, o cinegrafista George Luiz e o motorista Marcos Oliveira foram abordados com socos por familiares de uma das vítimas.
Os jornalistas gravavam uma reportagem sobre a morte de um motociclista, ocorrida pouco antes, no viaduto próximo a Avenida Orlando Gomes, no Bairro da Paz. Durante as gravações, a equipe foi advertida por um homem, que pediu para que a família fosse preservada.
“Eu respeitei aquele momento, conversei com ele e falei que não gravaríamos de perto e foi o que fiz. Gravamos de longe, falei que tinha acontecido um acidente e que uma pessoa foi a óbito. Não dei nome e não mostrei o rosto de ninguém”, relatou Tarsilla em publicação nas redes sociais.
Apesar do respeito ao pedido dos familiares, ela explica que os agressores seguiram em direção ao grupo e iniciaram a violência física e verbal. “Quando já tinha terminado, estava por sair do local, dois homens abordaram nossa equipe e um deles me deu um soco no rosto", explica.
A agressão foi filmada e registrada por uma equipe da TV Bahia que também fazia reportagem sobre o acidente.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) publicou uma nota de repúdio onde se solidarizou com a equipe de reportagem e relembrou recentes ataques sofridos por jornalistas. “Trata-se do segundo caso de agressão e ameaça a equipes jornalísticas em cinco dias, no início de 2023, só em Salvador”, afirmou.
O Sinjorba também anunciou que, ao lado da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), vai se reunir com Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia, instituições políticas e de segurança pública, entre outras autoridades, além de representantes dos veículos, para pedir providências urgentes para preservar a segurança dos jornalistas na atividade profissional.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.