Assessores de comunicação dos TREs se reuniram, na quinta-feira (12/1), em Boa Vista (RR), para discutir pautas ligadas à comunicação da Justiça Eleitoral nos estados. Na ocasião, os assessores fizeram um balanço das estratégias usadas durante as Eleições Gerais 2022, com temas voltados para o combate à desinformação, ações de comunicação interna e boas práticas adotadas pelos Eleitorais. A reunião antecede a 79° Assembleia do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que acontecerá nesta sexta-feira (13).
Compuseram a mesa: o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, o assessor do Eleitoral roraimense, Raimundo Siqueira, além das assessoras Daniele de Jesus e Danielle de Oliveira, dos Eleitorais da Bahia e Maranhão, respectivamente. O diretor-geral do TRE baiano, Raimundo Vieira, acompanhou o encontro.
O desembargador Leonardo Cupello agradeceu a presença dos assessores e disse se sentir honrado em receber o grupo na agenda do Coptrel. “É uma honra recebê-los aqui. Faço isso com muito carinho. O estado é diminuto, mas o carinho é grande”, disse o atual presidente do Coptrel.
De acordo com a assessora de Comunicação do TRE-BA, Daniele de Jesus, o encontro é uma oportunidade para otimizar a comunicação dos assuntos da Justiça Eleitoral para o público. "Esta agenda do Colégio de Presidentes nos proporciona avaliar as ações realizadas nas Eleições Gerais, bem como discutir metas, objetivos e os próximos passos para 2023".
No bojo de iniciativas voltadas para combater a desinformação, a gestora compartilhou as ações realizadas pelo TRE-BA, citando a revista em quadrinhos “Urninha e Votinho no Combate à Desinformação", produto lançado pela Comissão de Combate à Desinformação em parceria com a EJE. A publicação teve como foco alcançar estudantes baianos e informar sobre os efeitos nocivos das fake news. A assessora compartilhou ainda ações da assessoria de Comunicação do TRE-BA, como a Mídia e as Eleições e a campanha com participação dos mesários baianos ‘Eu sou Mesário’, que teve uma excelente repercussão nas mídias sociais, durante o mês de outubro de 2022.
Para o assessor do TRE-RR, Raimundo Siqueira, o segundo encontro presencial do Coptrel, após o início da pandemia da Covid-19, ressalta as atividades em defesa da democracia. "É uma oportunidade única poder avaliar as eleições passadas e trocar experiências entre os Regionais, além de mostrar a importância das assessorias de comunicação no fortalecimento do sistema eletrônico de votação", afirmou.
Deliberações-Durante o encontro foi construída a Ata Geral da Reunião, documento com propostas e sugestões sobre estratégias de comunicação em cada Eleitoral, além de planos de ação voltados ao combate à desinformação e iniciativas ligadas ao fortalecimento da imagem da Justiça Eleitoral.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.