Em comunicado emitido no último dia 10/01, a Eletrobras Chesf e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informam sobre a elevação gradual das defluências para os reservatórios de Sobradinho e Xingó, chegando ao patamar de 4.000m³/s a partir desta sexta-feira (13/01).
Na nota, os órgãos destacam que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco. Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) acompanha de perto as alterações de vazão e os impactos para as populações ribeirinhas e destaca que o processo é importante para garantir a segurança das barragens, e reforça ainda que a ocupação da calha do rio deve ser desaconselhada. "Esse é um processo normal do rio, que passa com regularidade cada vez menor pelos períodos de cheia e por isso é muito importante que as margens do rio sejam preservadas, impedidas construções de qualquer natureza e ocupação. Com as mudanças climáticas, a tendência é cada vez mais tenhamos cheias no São Francisco e respeitar seu espaço é primordial", destacou o Secretário do CBHSF, Almacks Luiz Silva.
É IMPORTANTE QUE ÁREAS RIBEIRINHAS SITUADAS NA CALHA PRINCIPAL DO RIO NÃO SEJAM OCUPADAS, POIS HÁ RISCO DE ENCHENTES.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.