Após o aumento da vazão da barragem de Sobradinho, as águas do Rio São Francisco começam a avançar sobre bares e restaurantes da Ilha do Rodeadouro. Em imagens de vídeo feitas pelos trabalhadores do local, é possível ver a água chegar ao interior dos estabelecimentos.
Em crescimento gradativo desde a última segunda-feira (09), a saída de água chegará até esta sexta-feira a 4 mil metros cúbicos, segundo informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf).
Essa é a mesma quantidade estipulada para o ano passado. Em 2022, o Rio São Francisco avançou, alagando barracas instaladas na Ilha. À época, comerciantes e barqueiros relataram prejuízos (relembre aqui).
A Chesf afirma que a operação acontece devido à declaração de situação de controle de cheia na Bacia do Rio do São Francisco pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e segue as regras e diretrizes vigentes.
Além das ilhas, a cheia do Rio São Francisco também chegou às casas dos ribeirinhos que residem no bairro Angari. Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Juazeiro iniciou o deslocamento dos moradores da localidade para imóveis para abrigo temporário.
Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por redeGN (@redegnoficial)
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.