A barragem de Sobradinho nesta quarta-feira (04), está, com o volume útil em 73% de sua capacidade. A REDEGN obteve a previsão junto a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A vazão afluente (água que chega) será 3.400 (três mil e quatrocentos metros cúbicos por segundo. Detalhe: com a fortes chuvas que os rios afluentes do Rio São Francisco tem recebido, a vazão vai continuar subindo. A previsão é que na sexta-feira (06), fique próximo a 75%.
A vazão defluente, água liberada é 1300 metros cúbicos por segundo.
Para o Nordeste, a previsão é de que os maiores acumulados de chuva ocorram na chamada “região do Matopiba” – área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e no extremo sul da Bahia e de Sergipe, com volumes maiores que 50 mm. Da costa leste da região até o Ceará, a previsão é de “baixos acumulados de chuva, podendo ser menor que 30 mm”.
A Chesf alerta a população para a não ocupação de áreas ribeirinhas, especialmente na calha principal do rio, pelas condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização da geração para atendimento ao SIN.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.