A convicção no potencial da caatinga fez do produtor Mauro Moura Moreira um inovador nato. Da quinta geração de produtores em uma propriedade bicentenária no município de Curaçá, no norte da Bahia, Moreira foi um dos vencedores da edição 2022 do VII Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar.
Em 2016, o produtor e dois irmãos decidiram pôr fim a técnicas pouco rentáveis de degradação da mata nativa e decidiram produzir composto orgânico. "Nós decidimos dar um basta no uso de machado e serra elétrica na nossa propriedade. Entendemos que a caatinga de pé é rica e tem um potencial fora de série", conta Moreira.
Dois anos depois, eles perceberam a necessidade de incrementar a produção e procuraram o apoio do Banco do Nordeste para ampliação do barreiro, aquisição de caixa d'água, plantio de palma e leucena, além de três reprodutores bovinos para melhoramento genético. A iniciativa funcionou tão bem que a produção saiu de duas para cinquenta toneladas de composto orgânico.
Um dos principais gargalos para a produção no semiárido é a água e Moreira entendeu que essa era uma questão a ser contornada. "Quando lançamos o projeto sertão verde, fomos vistos como loucos, porque queríamos manter a caatinga de pé mesmo com o problema hídrico. Decidimos que íamos fazer a gestão da água e ela, mesmo sendo pouca, quando é bem administrada, é muito útil".
Hoje, a fazenda possui irrigação por gotejamento e um engenhoso sistema de filtragem de água, em que cada cultura recebe irrigação em intervalos diferentes. O sistema também registra diariamente a quantidade de água recebida, o índice de chuvas e o nível de produção para cada uma.
Ao receber a premiação na categoria Inovação e Tecnologia, Moreira agradeceu o apoio do Banco do Nordeste e por ter acreditado no seu projeto. "Agradeço ao Banco por ter mandado seus colaboradores ao campo para enxergarem de perto as nossas necessidades".
Prêmio BNB de Agricultura Familiar - Anualmente, o Banco do Nordeste premia clientes que se destacaram nas categorias beneficiamento e comercialização, inovação e tecnologia e sustentabilidade na agricultura familiar. A escolha das iniciativas é realizada por uma banca composta com representantes de instituições parceiras do Banco do Nordeste como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetag/Bahia).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.