Após a posse no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu de sete representantes da sociedade civil a faixa presidencial. Em um momento histórico, o presidente eleito recebeu a faixa das mãos de uma mulher negra, que esteve representando as demais pessoas da sociedade civil brasileira. Além deles, esteve acompanhando Lula a sua cachorra ‘Resistência’.
Resistência, a cadelinha adotada por Lula enquanto esteve preso em Curitiba (PR), por 580 dias, também esteve presente na cerimônia, e subiu a rampa do Palácio do Planalto. A presença da cadela, era um desejo da esposa do presidente, Janja.
A transmissão da faixa contou com a presença de pessoas como o líder indígena Cacique Raoni; o influenciador digital de inclusão Ivan Baron; o jovem Francisco, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo; o professor Murilo; a cozinheira Jucimara Santos; da militante negra da causa feminista e presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz; da catadora Aline Souza; e do metalúrgico, Wesley Rocha.
A faixa chegou ao presidente após passar pelas mãos de todos os representantes, e lhe foi entregue pela presidente da UBES, Jade Beatriz.
Lula recebe a faixa presidencial dos representantes do povo pelo fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter ido para fora do País em viagem aos Estados Unidos, e o seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos), terem se recusado a passar a faixa para o presidente eleito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.