Aos 83 anos, Martina Vieira, moradora de Afrânio, Sertão de Pernambuco, realizou um sonho antigo de aprender a ler e escrever. A conquista foi celebrada, em grande estilo, com a formatura de conclusão do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Clementino Coelho.
O sonho da alfabetização chegou tarde para Martina. Na juventude, ela recebeu aulas particulares em casa e aprendeu a redigir o nome e fazer cálculos matemáticos. Logo, precisou trabalhar para sustentar a família e se afastou dos estudos.
Há quatro anos, teve a oportunidade de se matricular na escola. E nem a pandemia atrapalhou os planos dela, que seguiu estudando em casa, com ajuda da filha Isaura Vieira. No retorno às aulas presenciais, Martina voltou a sala de aula com todo entusiasmo.
No final deste ano, a octagenária se formou no Ensino Fundamental 1 e 2 na Escola Municipal Clementino Coelho, e recebeu uma medalha, por ter sido a aluna mais assídua da turma.
"Ela conseguiu estudar esses quatro anos e está escrevendo melhor, lendo melhor ", relatou a filha Isaura Vieira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.