RedeGN - Imprimir Matéria

Seminário entre Incra e movimentos sociais discute infra-estrutura dos assentamentos rurais

01 de Jul / 2011 às 19h10 | Variadas

Com o objetivo de discutir as problemáticas e implementar ações nos assentamentos do Sertão do São Francisco, a Superintendência Regional do Incra do Médio São Francisco (MSF) e representantes dos assentamentos rurais e lideranças sindicais de Petrolina, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Cabrobó estão reunidos desde o dia passado (30), no Centro Diocesano de Petrolina. Também participam do seminário, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Cidadania do Nordeste (ICN) e DELTA Projetos Agropecuários.

Durante o evento, o Incra está apresentando e debatendo as ações desenvolvidas pela instituição nos assentamentos da reforma agrária e, simultaneamente, ouvindo as necessidades e perspectivas dos agricultores assentados, tais como agilidade dos projetos empenhados; ampliação no numero de servidores do Incra; construção e reformas das estradas de acessos ao lotes; construção de poços artesianos; limpeza e recuperação de barragens; remanejamento de lotes; assistência técnica contínua; desburocratização na liberação de créditos; apoio à comercialização da agricultura familiar; capacitações, dentre outras.

Hoje, sexta-feira (01), o encontro deu destaque ao levantamento das demandas e seleção de prioridades dos assentamentos da reforma Agrária, onde posteriormente deverão ser desenvolvidas ações do Governo Federal, através do Incra/MSF. A realização do seminário entre o Incra e os movimentos sociais (Fetape) foi uma conquista do Grito da Terra São Francisco, realizado em maio, em Petrolina, a medida visa aproximar a instituição dos movimentos sociais e, sobretudo, dos agricultores familiares.

Lucilene Santos Ascom STR Petrolina

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.