A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), premiou alunos da rede municipal de ensino, pela classificação na etapa estadual do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA 2022).
Com o tema "Resíduos Sólidos: Responsabilidade Compartilhada - caminhos da logística Reversa", os alunos desenvolveram produções sobre educação ambiental, abordando o conceito de logística reversa como um importante instrumento de aplicação da responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos, buscando conscientizar as novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável.
A Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, localizada no distrito de Massaroca, recebeu o título de bicampeã, pela seleção na etapa local do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA 2022), por meio da premiação na categoria redação, da aluna do 5° ano, Layza Ramira Oliveira, sob supervisão da professora Adriana Costa Leite. Na categoria desenho, a estudante do 4° ano, Jeniffer Araújo, da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no povoado de Jazida Sete, área rural de Juazeiro, levou o título de campeã, sob orientação da professora Andréia Nunes Soares.
As duas estudantes foram premiadas com kits pedagógicos e entrega de medalhas. As professoras das alunas também receberam premiação pelo trabalho de orientação e acompanhamento desenvolvido. A cerimônia foi realizada nas respectivas unidades de ensino onde as alunas estudam, na tarde desta segunda-feira (19) e terça-feira (20), com a participação dos responsáveis, e da coordenadora do Programa Educação Ambiental, Lusilêna Pires, que explicou a origem do programa. "Essa iniciativa é promovida pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e é resultado de um trabalho articulado entre a Seduc e as unidades escolares, que tem trazido para a Educação do nosso município, mais uma referência de ensino de excelência", falou Lusilêna.
"O PEA destacou este ano a importância da logística reversa para o sucesso da economia circular e o papel de cada um para colocar em prática esse conceito, essencial para o futuro do planeta. Poder contar com a parceria da Secretaria da Educação de Juazeiro para disseminar boas práticas no município é muito importante, dessa forma conscientizamos as novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável", comentou Dianara Cavalcante, gestora da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf).
A gestora da Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, Edileuza Lino de Oliveira, compartilhou o sentimento de orgulho pela conquista alcançada pela segunda vez consecutiva. "Este ano nós concorremos com mais 35 escolas municipais, entre 2.000 produções, e nos mantivemos engajados no propósito de trazer novamente o prêmio para a escola, como uma confirmação e reconhecimento do nosso trabalho diário. Conquistamos também, uma pontuação mais elevada no IDEB, então, todas essas conquistas são motivo de orgulho para nós", finalizou a gestora.
Incentivo-Em sua redação, a estudante Layza Ramira apresentou como ocorre todo processo de fabricação do papel, trazendo uma escrita lúdica e bastante informativa. A aluna também informou que passou a adotar ações de práticas sustentáveis no seu dia a dia. "Conquistar essa premiação me incentivou a praticar atitudes de preservação ambiental", destacou Layza.
Retratando a preservação ambiental, o desenho da aluna Jeniffer Araújo, trouxe uma proposta de práticas sustentáveis para a manutenção de um planeta seguro e saudável. A professora de Jeniffer, Andréia Nunes ressaltou a importância da ação. "Crianças são multiplicadores de ações que preservam o meio ambiente. O trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, aliado ao projeto de educação ambiental, é a uma excelente iniciativa para construir cidadãos conscientes sobre o futuro do planeta", disse Andréia.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.