A Operação Carro-Pipa, programa emergencial que leva água potável a quase 2 milhões de brasileiros, e especial para familias de agricultores que vivem no semiário continua sendo uma esperança para o ano de 2023. Neste mês de dezembro a Operação Carro Pipa foi paralisada.
O abastecimento está suspenso desde o último dia 16 de dezembro, quando o Exército Brasileiro, responsável pela execução do programa, enviou comunicado aos pipeiros solicitando a interrupção do serviço por falta de verba.
O documento afirma que "que somente poderá ser entregue água após o dia 16 de dezembro de 2022" se houver um novo comunicado informando sobre o recebimento de verba para o programa e, consequentemente, o repasse dos valores aos pipeiros.
A REDEGN obtve a informação que em algumas localidades existe "condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias". Outra informação é que o pagamento dos motoristas dos carro pipa estão atrasados desde o mês de outubro.
Segundo o Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa entrega água para 1.038.122 de pessoas em 240 cidades do Nordeste e de Minas Gerais. Com a operação suspensa, várias cidades ficam prejudicadas, principalmente nos últimos meses do ano, época mais seca.
A operação acontece há 23 anos e atende a mais de 600 municípios, com a contratação de quase 4 mil pipeiros, em municípios com estado de calamidade ou emergência reconhecida pelo governo. São cerca de 42 mil postos de abastecimento.
A REDEGN enviou e-mail para o Comando do Exército Região Nordeste para obter informações sobre a atual situação da Operação Carro Pipa, na região que cobre Juazeiro e Petrolina e demais cidades. Até o momento não houve retorno.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.