RedeGN - Imprimir Matéria

A arte internacional de artesãos de Lagoa Grande presentes na Fenneart 2011

01 de Jul / 2011 às 12h10 | Variadas

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, também marcará presença na Fenneart 2011 – Feira Nacional do Artesanato, que será aberta nesta sexta-feira, dia 1 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o apoio da Prefeitura Municipal, os artesãos Mazinho Santana e Gilson Artesão, serão os principais representantes da cidade no evento que é considerado o maior do segmento na América Latina. 

De acordo com o diretor de cultura de Lagoa Grande, Edivaldo Barbosa, Mazinho e Gilson estarão à altura da cidade que é a capital do vinho e da uva no Nordeste e que tem trabalhado no resgate dos artistas da terra. “São mestres no que fazem conhecidos inclusive internacionalmente e que por isso representarão muito bem a nossa cidade. A prefeita Rose Garziera não mediu esforços para apoiar a ida deles à Fenneart”, revela Edivaldo. 

O município está entrando com todo o apoio logístico, como alimentação, transporte e a aquisição do estande para que Mazinho e Gilson possam expor suas peças. O estade de Lagoa Grande será o de número 37 da feira. Para Mazinho Santana, que vive profissionalmente de sua arte há cinco anos, a Fenneart é o principal cartão de entrada de qualquer artesão nacional e internacional. “A Fenneart é o que me sustenta durante todo o ano. São muitos os contatos e as vendas na feira que atrai gente de todo o Brasil e do exterior”, conta o artista.

Mazinho que tem na madeira de umburana a sua principal matéria prima, mas sempre a madeira ecologicamente correta, é famoso por suas criações próprias. Fazem sucesso seus objetivos inspirados na pré-história, arte sacra e figuras nordestinas. Ele faz suas criações num ateliê bem diferenciado, embaixo de um pé de jurema, no Sítio São Mateus, região de Jutaí, na zona rural de Lagoa Grande. 

Sedete-Ass. de Imprensa Fotos arquivo PMLG

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.