Uma live foi realizada na manhã desta sexta-feira (16), com a participação do médico infectologista Antonio Bandeira, na webinar Sextou na vigilância. A associação de Nirmatrelvir e Ritonavir é a única opção terapêutica incorporada ao SUS para casos leves/moderados da Covid19, sendo, portanto, importante para impedir o desenvolvimento de quadros graves de COVID-19 em pessoas de risco,
De acordo com resolução, o medicamento teve aprovação emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em março de 2022, para pacientes adultos com Covid-19 leve a moderada que não requerem oxigênio suplementar e com alto risco de agravamento da doença.
O Coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, o médico Pedro Alcantâra em contato com a REDEGN informou que o medicamento já é uma realidade nos municípios do norte da Bahia.
Nirmatrelvir/Ritonavir está disponibilizado na região e já está distribuído pela Secretaria de Saúde do Estado aos Núcleos e Bases Regionais de Saúde, por intermédio da Diretoria de Assistência Farmacêutica, possibilitando a existência de estoque estratégico nas regiões, conforme resolução veja aqui., a quantidade disponível por municípios.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.