Duas técnicas de enfermagem da UPAE Petrolina foram escolhidas para participar do Curso Basic Life Support (BLS), ou Suporte Básico da Vida (SBV), com base nas diretrizes da American Heart Association (AHA), ofertado pelo Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. O convite veio através da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e as eleitas pela coordenação local foram as profissionais do Pronto Atendimento (urgência e emergência) Gilania dos Santos Faria e Luciana Farias Monteiro Lima.
Gilania participou do curso agora no dia 04 de dezembro e Luciana passará pela experiência em janeiro de 2023. O curso é realizado no Centro de Treinamento Multiprofissional da Beneficência Portuguesa (BP), que é um centro de simulação em parceria técnico-científica com a American Heart Association, capacitado para treinar profissionais da saúde para reconhecer situações de emergência cardíaca em adulto e pediatria, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida.
O centro possui em sua estrutura equipamentos modernos e especiais, como manequins com simuladores e desfibriladores externos automáticos. Os instrutores são treinados e credenciados, de acordo com as rígidas regras e especificações da AHA, para aplicar o máximo de realismo ao treinamento, permitindo assim o máximo de aprendizado. Ao final do curso, o aluno sai apto a reconhecer as diferentes situações de emergência que antecedem uma PCR, podendo oferecer/auxiliar o tratamento precoce e adequado a cada uma destas situações, proporcionando ao paciente a melhor chance possível de sobrevida.
De acordo com a coordenadora interdisciplinar da UPAE, Rayanne Ribeiro, a escolha das técnicas levou em consideração o tempo de trabalho na casa e a confiança no serviço prestado. "Sem dúvidas, não poderíamos ter feito escolha melhor. Gilania e Luciana representam muito bem a nossa equipe de técnicos de enfermagem e serão multiplicadoras entre as suas equipes", ressalta.
Para Gilania, a experiência foi bastante enriquecedora. "Conhecer um centro de formação como esse, representando Petrolina e o sertão em uma iniciativa tão importante não tem preço. Com certeza, é uma das experiências que levo para a vida", finaliza.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.