Com uma estratégia instituída através de Política Nacional de Atenção Básica, a atuação do Consultório na Rua tem por finalidade ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em situação de vulnerabilidade.
É com esse objetivo, os profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina atuam diariamente e, somente este ano, atendeu 762 usuários nas mais diversas necessidades de assistência à saúde.
Os beneficiados receberam vacinação, 200 pessoas foram imunizadas, teve marcação de consultas com especialistas e realizações de exames. 206 usuários receberam atendimento. Na atualização de dados, um total de 111 pessoas foram inseridas no cadastro do Consultório na Rua.
Para a Coordenadora do programa, Marla Gomes, mais que atenção à saúde dos usuários, o Consultório na Rua assegura a garantia dos direitos dessa população. "O nosso trabalha visa atender as demandas em saúde das pessoas que vivem nas ruas, com isso, buscamos estas pessoas, cadastramos, levamos até eles os serviços médicos, odontológicos, proporcionamos momentos de lazer, cultura e arte. Acreditamos que ações de saúde devem contemplar uma rede ampliada de intervenções que atravessem toda complexidade da vida do sujeito, sendo não somente a execução de procedimentos. Acima de tudo, trabalhamos através da construção de vínculo a autonomia que eles têm diante da vida", destacou a coordenadora.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.