Como uma das ações do calendário do Projeto Agronordeste, a unidade regional do Sebrae em Juazeiro promoveu um encontro, na zona rural do município de Casa Nova, com os pequenos produtores e produtoras rurais, fruticultores da Associação do Assentamento Rural Santa Luzia, que cultivam manga, acerola, banana, entre outros produtos da fruticultura do Vale do São Francisco.
O encontro teve como finalidade realizar o cadastramento dos produtores para inserção no Programa de Monitoramento das mosca-das-frutas, que tem o apoio do Sebrae, através do Programa SEBRAETEC.
Além da equipe de técnicos do Sebrae, diversos agentes parceiros participaram da atividade, a exemplo dos técnicos da Biofábrica Moscamed, empresa credenciada pelo Sebrae para realizar os serviços de consultoria para o controle e monitoramento da mosca-da-fruta; equipe técnica do SENAR, representada pela supervisora de Fruticultura para o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), Danielle Dias; e o representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova – Sistema FAEB/SENAR, Silvio Miguel.
A técnica Deise Araújo, da empresa Biofábrica Moscamed, apresentou aos produtores presentes as principais informações acerca da importância e dos cuidados que devem ser adotados para o controle e monitoramento da mosca-da-fruta.
O gestor de projetos do Sebrae Isael Pina enfatizou a necessidade de inserção dos produtores e fruticultores da associação no programa SEBRAETEC. “Haja vista a exigência legal no estado da Bahia, através da Lei nº 24.122/2021, que estabelece a obrigatoriedade do monitoramento e controle de moscas-das-frutas por produtores rurais que cultivem pomares de culturas hospedeiras”, esclareceu.
Parceira do Sebrae, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), não esteve presente ao encontro, mas reiterou seu compromisso com o programa, enviando mensagens de apoio para realização de todas as atividades no âmbito do Programa de Controle e Monitoramento de moscas-das-frutas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.