A comunidade do bairro Tabuleiro, em Juazeiro, recebeu esta semana a ação “Mais Saúde”, que faz parte do projeto ‘Ludarte’, iniciativa dos estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb).
O evento foi realizado na Pracinha da Cultura Alan Cleber de Souza Dantas, antigo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Tabuleiro, e teve como público-alvo alunos de escolas públicas da comunidade. Os estudantes da Univasf apresentaram, de forma lúdica, temáticas relacionadas à saúde dos jovens.
“O evento teve o objetivo de conscientizar os jovens sobre alguns temas que são considerados tabus, como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência, o uso de drogas. O Ludarte é um projeto que usa os meios artísticos como teatro, cordel, paródias para envolver os jovens de uma forma lúdica para que eles consigam entender esses assuntos. Nós escolhemos aqui o espaço CEU no bairro Tabuleiro, porque nós procuramos trabalhar com escolas públicas, com crianças e adolescentes que às vezes não têm acesso a essas informações, então nós nos deslocamos e levamos essa informação a quem mais precisa”, pontuou a estudante de Farmácia, Rebeca Cardoso.
A secretaria do Conselho Municipal do Meio Ambiente e integrante do Comitê Gestor da Pracinha da Cultura, Fernanda Leal, destacou a importância de parcerias como essa entre a sociedade civil e a Prefeitura Municipal.
“Recebemos o convite dos estudantes do curso de Farmácia da Univasf para fazermos parte desse momento de interação com os moradores do bairro Tabuleiro. Entendemos que ações como essa além de proporcionar uma série de benefícios, principalmente para as crianças e jovens, também aproxima a comunidade da Universidade e também do poder público. Em nome da Prefeitura e da Semaurb, nós agradecemos a parceria e nos colocamos sempre à disposição para outros eventos”, pontuou Fernanda Leal.
“Tivemos a participação de cerca de 50 jovens. Os visitantes ficaram encantados com o espaço e pretendem colocar a atividade no calendário do projeto. Que venham mais ações como essa para a nossa Pracinha da Cultura. Agradecemos o importante apoio do Conselho Municipal Meio Ambiente e da equipe da Semaurb no engajamento com o nosso Grupo Gestor e na realização desse projeto em nosso bairro”, completou a integrante do Grupo Gestor da Praça da Cultura, Tânia Silva.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.